1
Padrões inspirados na natureza

Como esse é o meu primeiro post aqui no OdD, vai primeiro uma breve apresentação:
Meu nome é Guilherme, sou estudante de design e sobrinho da Anita. Espero contribuir com este blog mostrando não apenas Objetos de Desejo, mas também qual é a importância deles para o campo do design.
Posso começar?

Essa é a cara dos produtos feitos pelo estúdio Nervous System.
Fabricam anéis, brincos, broches, colares e pulseiras de diversos materiais, mas o interessante nisso é como eles são criados …

Todos esses padrões são inspirados em formas encontradas na natureza. Mas isso não é nenhuma novidade no design; desde o movimento art nouveau – e até antes, sem contar o trabalho de vários projetistas proeminentes – é comum o designer buscar formas e soluções presentes no mundo natural.

O que muda aqui é que essa releitura não acontece de forma direta, ou seja, a forma do produto não vem diretamente da experiência sensível do designer com a natureza; e sim vem de um modelo quase científico desenvolvido a partir do estudo geométrico desses padrões.

Deixando a discussão mais filosófica de lado, eu explico: o designer na verdade escreve um programa de computador que gera formas a partir de regras definidas, regras que imitam o desenvolvimento dessas formas na natureza, sendo cada modelo um pouco diferente do outro. A partir desse modelo obtido no computador, é feita então a peça por processos de prototipagem rápida ou corte à laser. Isso sim é novidade.

O que mais pode se esperar de dois alunos do MIT fazendo design?
O estúdio foi fundado em 2007, por Jessica Rosenkrantz e Jesse Louis-Rosenberg. Eles estão numa vanguarda que ainda não tem forma ou corpo, e que desafia a própria definição de design. Contestam a metodologia clássica e modernista, incorporando elementos imprevisíveis nos seus produtos, fazendo de cada um deles um produto único. Mesmo assim, fabricam “em massa”. Talvez estejam preconizando um desenho mais humano dos objetos cotidianos, que está por vir. De qualquer modo, eles são uma dupla que vale a pena ficar de olho. Também porque estão começando a se aventurar na mobília.

Tem AQUI para quem quiser comprar.
Não sei se eles enviam para o Brasil, mas o melhor de tudo é que no site você pode brincar com os programas generativos e encomendar aquele produto que você fizer!

Related Posts with Thumbnails
Ana Paula :)
1 Comments
  1. Gosto de tudo que se inspira pela natureza. Principalmente quando junta com nossos corpos. Parabens pela criativiade.

Nome Email Site