1
Palestra WGSN

A abertura da semana de moda de São Paulo se deu com a apresentação de Catriona Macnab, editora de tendências da WGSN, no Shopping Iguatemi. Em sua palestra, Catriona apresentou as principais tendências para as próximas estações (Barbara Kennington, editora-chefe da consultoria de tendências, está na Semana de Moda de Hong Kong dessa vez).

Para o Outono/Inverno 2008, a WGSN aponta quatro macro-tendências que irão influenciar os universos de moda e design:

Disturbed – Perturbado
Um universo desequilibrado habitado por visões de seres mutantes. Um verdadeiro pesadelo repleto de cenas extravagantes, presentes em nosso subconsciente. Um universo profundamente estranho, sinistro, que evoca o dark side (lado escuro) em cada um de nós.
As palavras-chave dessa tendência são: mutação, escuro, obscuro, bizarro e confrontacional.
Na moda, esse estilo aparece em um sabor neo-gótico avant-guarde, com humor negro e explorando o lado mutante do ser humano.

New Frontiers – Novas Fronteiras
Os consumidores contemporâneos estão em busca de inovação e estímulos diferentes. Prontos para se rebelarem, eles apostam na controvérsia e na mudança de foco. Limites impostos pela sociedade se tornam irrelevantes no cenário atual, marcado pela busca incessante por meios de vida sustentáveis e progressivos.
As palavras-chave dessa tendência são: comunidade, exploração, progresso, pioneirismo e independente.
Na moda, esse estilo não tem medo de misturar etnias e tecnologia, refletindo tanto a globalização quanto a exploração espacial.

Curated – Curadoria
Escolhas responsáveis. Os seres humanos já não se satisfazem mais em possuir muitas coisas. Negócios sustentáveis nos auxiliam a escapar desse vício consumista, oferecendo produtos e serviços desenvolvidos para trazer o mundo ao consumidor e direcioná-lo a fazer escolhas mais conscientes.
As palavras-chave dessa tendência são: habilidade, idiosincrasia, inteligência, reencenação e escolhas pessoais.
Na moda, esse estilo é retrô e nostalgico, evocando memórias de infância. As peças são customizadas para refletir a individualidade de quem as usa, e os materiais e métodos de fabricação devem refletir escolhas conscientes, tanto ecológicas quanto sociais.

Elusive – Elusivo
O cair das primeiras folhas no outono, o desabrochar das flores na primavera. Fatos que nos fazem valorizar cada vez mais a beleza da transição, particularmente em relação à natureza. Essa macro-tendência é um convite à reflexão sobre a constante evolução das estações. Deixe forças imprevisíveis tomarem o controle de tudo… Experimente! Explore a interação sutil com o ambiente existente, adicione movimento, adapte. Olhe para a luz como um meio. Perceba a maneira como ela muda as coisas – refletindo, fragmentando e se difundindo em sombras manchadas.
As palavras-chave dessa tendência são: temporário, luz, fluxo, revoada e envolvimento.
Na moda, o intercâmbio entre as forças da luz, energia, frio e elementos metálicos são inspiração para looks que refletem a fluidez do tempo e a mudança das estações.

Related Posts with Thumbnails
Ana Paula :)
0 Comments
Nome Email Site