7
Uma semana usando o novo Google Phone – Samsung Nexus S

Hoje faz uma semana que estou usando o Nexus S da Samsung, o novo celular do Google ainda sem data de lançamento para o Brasil com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2011 no Brasil.

Vou escrever sobre a experiência vivenciada durante estes 7 dias, sem comparações com Iphones, porque não dá pra comparar e gosto não se discute..rs.

Antes de tudo é bom deixar claro que eu possuía o Google Phone anterior, o Nexus One, que posso considerar o melhor aparelho móvel que havia usado até então.

Tudo começou com a abertura da caixa….rs (perdoem a baixa qualidade do vídeo, foi filmado para stream ao vivo pelo Qik)

Depois eu coloquei a bateria e o chip da TIM que tirei do Nexus One e liguei o aparelho.

Pra quem já usou Android, a primeira vez que você liga o celular ele pede para que se coloque o seu Gmail (ou conta do Google) e a senha antes de chegar ao “desktop” e aí veio a primeira (e grata) surpresa: todos, eu disse TODOS os meus aplicativos e configurações que eu tinha no Nexus anterior baixaram e se instalaram automágicamente e todo o processo não deve ter durado 2 minutos, pois uma das primeiras coisas que o celular fez foi conectar-se ao WI-FI de casa, ou seja, até a senha da rede da minha casa estava salva nas configurações de minha conta do Google. Se você for do tipo pessimista, deve achar que ter todos os seus dados “nas nuvens” do Google é muito perigoso.
Se você for do tipo otimista, deve achar que não tem nada mais conveniente do que ter um lugar seguro para poder recuperar seus dados a qualquer momento.

Eu sou do tipo otimista e fiquei encantado de ver que até o papel de parede que eu tinha no aparelho anterior apareceu no novo aparelho.

Abaixo um Printscreen de alguns aplicativos, a imagem está em tamanho original para mostrar a resolução de tela do aparelho:

O Google maps que vem instalado já é a ultima versão, que permite a navegação por voz em todo território brasileiro de graça e com mapas em 3D!

E falando em 3D e sem entrar muito em detalhes técnicos, a GPU (equivalente a placa de vídeo do seu PC) é sensacional, os filmes e jogos em 3D não “pipocam”…. acho que o s 512 MB de RAM ajudam muito também! E pensar que meu 386 possuía a espantosa quantidade de 8 MB de RAM em 1993!

Fiquei surpreso também ao conseguir configurar o email corporativo da empresa em que trabalho, que usa MS Exchange, sem nenhum problema! Em versões anteriores eu havia tentado e sempre dava erro de servidor.

Se eu tivesse que escolher apenas uma palavra para definir este celular, a palavra seria “rápido”, porque é o que o Gingerbread (a nova versão do Android que vem instalada nele) fez com o aparelho, deixou-o extremamente rápido e muito mais eficiente na questão do consumo de bateria, que tem durando 30% mais tempo do que o do Nexus one com a tela 50% mais clara e brilhante. Eu uso notificação constante de emails, twitter e facebook e consegui ficar um dia inteiro sem carregar a bateria. O nexus one em 8 horas já pedia carga.

E falando em brilhante, é muito bom apreciar as cores vívidas do display de SUPER AMOLED. Não tem como explicar como a tela deste celular é brilhante, mesmo em dias de sol a pino no aeroporto eu consigo ver os ícones do desktop e ler textos, e isto usando a função de auto-brilho, que economiza energia!!.
No Nexus One, apesar de ter uma tela AMOLED, mesmo colocando o brilho no máximo ainda ficava ruim de usar em dias muito claros ou no sol.

Outro grande ponto positivo é a curvatura da tela, ela tem uma curva suave que deixa o aparelho muito mais bonito e sexy, além de encaixar com perfeição no rosto.

E o som então? O som das ligações é cristalino, tanto no viva voz quanto ao pé do ouvido, que é um outro ponto que deixava a desejar no Nexus One.

Eu poderia passar horas aqui falando das coisas sensacionais que a Samsung e a Google colocaram juntas num aparelho só, e a experiência de poder usufruir de um “Pure Google” sem nenhuma modificação do fabricante, e a liberdade de poder rodar qualquer tipo de vídeo, qualquer extensão de áudio, qualquer extensão de aplicativo do microsoft office… enfim, estas coisas que não têm preço.

Mas também tenho que falar dos defeitos né?

Bem, ainda não posso falar no plural pois só encontrei um defeito até agora: o Nexus S não tem um Led indicativo de “evento” como o Nexus One tinha. Ter um led para saber que algo aconteceu enquanto seu telefone está em modo de espera é essencial para quem está acostumado com a conveniência de não ter que ligar a tela do aparelho para saber se alguma mensagem, ou ligação, ou twitter chegou enquanto você estava longe… mas fazer o quê, nenhum Iphone tem led indicativo também e os usuários não sentem falta…rs.

Resumindo tudo: Este celular deixa qualquer um que exista no mercado hoje no chinelo e o Android está apenas na versão 2.3 ainda.

Eu sou um apaixonado por MAC e quase tudo que o pessoal da Apple faz, não largo meu MacBook Pro e meu Itouch por nada deste mundo, mas em matéria de celular eu jamais optaria por um Iphone. A liberdade de eu poder enviar até farinha de mandioca por Bluetooth pra dentro do aparelho (hahaha) é o que me faz feliz. A liberdade de poder bloquear chamadas e SMS com aplicativos gratuitos, de poder mudar a cara do sistema e tudo o mais que é considerado uma desvantagem por usuários de Iphone é o que me atrai nos Android… e roda Flash no Browser!.

Parafraseando o que saiu no Gizmodo Brasil

O resumo da história é: se você é um usuário do iPhone, esse aparelho não fará você mudar de sistema. Se você é um usuário de Android, você irá querer esse celular mais do que qualquer outro. Se você não está em nenhum desses sistemas, nós recomendamos que você vá de Nexus S. Ele é melhor que o iPhone em vários sentidos.

Mas na verdade mesmo, tudo se resume ao gosto pessoal :)

Related Posts with Thumbnails
Ana Paula :)
7 Comments
  1. Para o “problema” do led há uma solução: procure no Market o aplicativo NoLED! ;)

  2. Eu ri na parte da farinha de mandioca. Meu sonho é esse smartphone.

  3. Nossa cada vez que leio, mais eu quero esse aparelho. Como vc eu tb adoro meu Itouch e o Ipad..
    Pena que ainda vai demorar um pouco para chegar e eu não vou viajar

  4. Sei site é bem interesse.Comecei a ler hoje e com certeza lerei sempre!

Nome Email Site