5
Visita ao Campo de Provas da Ford

A Ford abriu pela primeira vez seu Campo de Provas de Tatuí, no interior de São Paulo, para um encontro com a mídia digital, blogueiros e publicações não especializadas em automóveis. O Ford “Open House”, nos mostrou o funcionamento de um campo de testes e dos centros experimentais de segurança, economia de combustível e reducção de emissões, além dos programas comunitários realizados.

Ford TPG

Nunca imaginei ser chamada para conhecer um campo de testes, e fiquei MUITO feliz com o convite.
Foi uma experiência muito diferente, conheci procedimentos e teste que nem imaginei existirem. Se bem que também achava não existirem mecânicos de avião … e casei com um! rs
O Campode Provas da FORD em Tatuí é MUITO bonito, bem cuidado, a preocupação com o meio-ambiente é de dar inveja a muito “ativista” que fala muito e faz pouco por aí :)

E o que mais me tocou … um ambiente familiar.
Como fica em Tatuí, muitas famílias trabalham lá … ou seja, além de trabalhar em um lugar lindo, eles ainda passam o dia perto de quem amam! #INVEJA

Ford TPG

Bruna e Ângela, mãe e filha, trabalham juntas como piloto de testes de caminhões! Samuel e Jéssia, pai e filha, ele bombeiro, ela trabalha no refeitório e sonha em ser fotógrafa! Ah sim, a Jéssica é deficiente auditiva mas consegue “ver” tudo que falamos por leitura labial :)

Voltando ao campo de provas … foi fundado em 1978 e hoje conta com 900 profissionais!
Tem Aárea total: 4,66 milhões de metros quadrados e área verde: 3,63 milhões de metros quadrados
A intenção aqui é contar um pouco como as coisas acontecem na prática.
Visitamos todos os laboratórios, simulador de rodagem, ruídos, emissões de poluentes e four poster, mas com certeza a parte mais legal foi “passear” pelas pistas.
O Vídeo abaixo não transmite 90% da graça e emoção de estar alí :( mas da pra ter uma idéia

São 50km de vários tipos de pistas, terrenos … pista de alta e baixa velocidade, seca, alagada, de terra, de areia, com buraco … tudo que temos pelo Brasil e pelo mundo!

Depois passamos pelo laboratório de emissão de poluentes. Nesse laboratório eles simulam 10 anos da vida de um carro em 6 meses!
Os carros ficam estacionados ou “rodando”, com uma pessoa dentro, fazendo todas as trocas de marchas, aceleração e paradas necessárias!

Ford TPG Ford TPG

Aliás, sabia que 100% dos tapetes dos carros da FORD são feitos com garrafas PET?!?!?
Ia perguntar quantas garrafas eles usavam por carro, mas esqueci :(

Ford TPG

Saímos de lá e fomos para o Laboratório de Ruídos.
Lá eles cuidam para que nosso carro faça cada vez menos barulho.
Veja bem, barulho … som de motor de carro AJUSTADO não é barulho!!! rs
Enfim, ficam lá tentando eliminar ou tornar os ruídos existentes mais agradáveis aos nossos ouvidos. Como por exemplo o barulho da porta do carro quando fecha, a trava das portas, etc …

Ford TPG - Laboratório de RuídosFord TPG - Laboratório de Ruídos

Essa “bolinha” acima é o Noise Vision. Com 12 camêras e 31 microfones, consegue mostrar para os engenheiros de onde vem cada som, com o carro parado ou em movimento!

FORd TPG - Four Poster

Por último, visitamos o Four Poster. Nesse laboratório, a Ford consegue simular o terreno de qualquer lugar do mundo.
Um carro vai lá passear no terreno, gravam todas as informações … e Abracdabra! … conseguem reproduzir exatamente o mesmo terreno alí em Tatuí!

O video com o som original esta AQUI :)

Abaixo o video feito pela câmera interna de cada Eco Sport :)

Depois de correr, balançar muito e de fato ter ficado um pouco enjoada (eu não curto montanha russa nem brinquedos com emoção no Hopi Hari), tivemos um leve brunch, pudemos conversar com todos os profissionais que pararam naquele dia para nos atender, descansamos  um pouco e voltamos para São Paulo!

Foi tudo muito bem organizado e perfeito! Um manhã de descobertas :)
Obrigada a Ford e a Burson-Marsteller Brasil :)
Podem me chamar mais vezes … e da próxima vez deixe-me levar um leitor \0/

Afinal, quem disse que um carro, não pode ser um Objeto de Desejo, né?!

Related Posts with Thumbnails
Ana Paula :)
Website
5 Comments
  1. Só um comentário, Angela e Bruna não são Pilotos de Teste, e sim Motorista de teste como todos os outros pois a ford não reconhece como Piloto, e sim como motorista é necessário uma correção no texto.

  2. Dá pra publicar uma versão do vídeo sem a música? Eu queria ouvir o ronco do motor e o cantar dos pneus no vídeo… :)

  3. Olhaaa…conheço esse rapaz de verde com a garrafa na mão…Simm sou euuu =D

Nome Email Site